sexta-feira, 15 de maio de 2015

Psicologia das cores

As cores são capazes de provocar grandes impactos psicológicos em nosso comportamento, a disposição dos elementos em um ambiente influencia nas emoções e no comportamento das pessoas.
Isso acontece porque fatores como experiências, preferências pessoais e diferenças culturais costumam afetar o efeito individual que as cores provocam em nós.


A seguir uma relação de cores e o que elas representam:
Vermelho: é uma cor que parece sair ao encontro, adequado para expressar a alegria entusiasta e comunicativa. É a cor mais excitante de todas, pode significar paixão, emoção, ação, agressividade, perigo.
Azul: é uma cor reservada e que parece afastar-se. Pode expressar confiança, reserva, harmonia, afeto, amizade, fidelidade, amor.
Verde: reservado e esplendoroso. É o resultado do acorde harmônico entre o céu-azul e o amarelo do sol. É a cor da esperança. Pode expressar natureza, juventude, desejo, descanso, equilíbrio.
Amarelo: irradia sempre em todas as partes e sobre todas as coisas, é a cor da luz e pode significar egoísmo, ciúmes, inveja, ódio, adolescência, riso, prazer.
Laranja: é a cor do fogo flamejante, foi escolhido como sinal de precaução. Pode significar regozijo, festa, prazer, aurora.
Rosa: o ditado popular que afirma tudo ser visto em cor-de-rosa, reflete fielmente seu significado: ingenuidade, bondade, ternura, ausência de todo forma de mal.
Violeta: é a cor que indica a ausência de tensão. Pode significar calma, autocontrole, dignidade, aristocracia e também violência, engano, agressão premeditada.
Branco: é a luz que se difunde (na cor). Expressa a ideia de inocência, paz, infância, divindade, estabilidade absoluta, calma, harmonia.
Preto: é a ausência de cor pode determinar tudo o que está escondido, velado e pode expressar separação, tristeza, morte, noite. Também possui sensações positivas como seriedade, nobreza e pesar.
Cinza: é a cor que iguala todas as coisas e que permite a cada cor suas próprias características sem interferir nelas, pode expressar desconsolo, passado, velhice, desânimo, indeterminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário