quinta-feira, 30 de abril de 2015

O Arquiteto limitado



Quando entrei na faculdade de Arquitetura sempre tinha um piadista que falava:

"Arquiteto não foi gay o suficiente pra fazer design e nem macho suficiente pra fazer engenharia. "

Como já havia cursado design anteriormente essa frase não era uma novidade, mas nunca consegui entender como profissões tão próximas se tornavam tão distantes, nem a relação com a escolha da profissão e a vida afetiva de uma pessoa. Além de, por diversas vezes ter que responder algumas perguntas do tipo:

Arquiteto só pode fazer prédios até 3 pavimentos?

Mito. Tudo isso começou quando Arquitetos e Engenheiros eram regidos pelo mesmo conselho. Entenda por que analisando o Anexo II da Resolução CONFEA nº 1.010 de 22/08/2005:

ANEXO II 
2.  CATEGORIA ARQUITETURA E URBANISMO 
2.1 – CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DA ARQUITETURA E URBANISMO 
2.1.2 – ÂMBITO DA TECNOLOGIA DE CONSTRUÇÃO 

Sistemas Estruturais em Edificações:
– Estruturas – Desenvolvimento de Estruturas – Aplicação Tecnológica de Estruturas e Instalações:
– Instalações, Equipamentos, Dispositivos e Componentes referentes : Arquitetura, Urbanismo, Instalações Elétricas em Baixa Tensão para fins residenciais e comerciais de pequeno porte, Tubulações Telefônicas para fins residenciais e comerciais de pequeno porte, tubulações de lógica para fins residenciais e comerciais de pequeno porte.


Veja que na Resolução fala-se de "Instalações, Equipamentos, Dispositivos e Componentes referentes: Arquitetura, Urbanismo, Instalações Elétricas em Baixa Tensão para fins residenciais e comerciais de pequeno porte, Tubulações Telefônicas para fins residenciais e comerciais de pequeno porte, tubulações de lógica para fins residenciais e comerciais de pequeno porte."

Em momento algum fala em limite de pavimentos e sim de uma restrição de ordem técnica, pois as instalações comerciais/residenciais de grande porte, dificilmente serão supridas com instalações elétricas, telefônicas ou de lógica de pequeno porte, que é ao que o texto se refere.

Existe limite de metragem (m²) para um Arquiteto assinar?

Não. Se existisse como seríamos Urbanistas também? O que existe é o bom senso de reconhecer os limites técnicos e sempre que necessário consultar um engenheiro e especialista pra compor grandes projetos.

Por que preciso contratar um Arquiteto se o cadista já fez o desenho?

Porque? Por que é atribuição do Arquiteto e não do cadista. Conheça as atribuições privativas do arquiteto e urbanista depois da criação do CAU:


Resolução Nº 51

- projeto arquitetônico de edificação ou de reforma
- relatório técnico referente a memorial descritivo, caderno de especificações e de encargos e avaliação pós-ocupação
- projeto urbanístico e de parcelamento do solo mediante loteamento
- projeto de sistema viário urbano
- coordenação de equipes de planejamento urbano ou de regularização fundiária
- projeto de arquitetura de interiores
- projeto de arquitetura paisagística
- direção, supervisão e fiscalização de obras referentes à preservação do patrimônio histórico, cultural e artístico
- projetos de acessibilidade, iluminação e ergonomia em edificações e no espaço urbano.


Clique aqui é veja a resolução completa: http://www.caubr.gov.br/wp-content/uploads/2012/07/RES51-2013ATRIB-PRIVATIVAS20-RPO-1.pdf

Arquiteto só desenha?

Adoro desenhar, talvez por isso tenha me identificado tanto com a profissão. Mas não, o Arquiteto também faz cálculo, gerencia projetos, administra equipes e coordena obras. O desenho é só uma forma de representação, é como transmitimos os nossos pensamentos e é onde desenvolvemos as soluções para os problemas de nossos clientes.

Quer contratar um Arquiteto, ligue para 92 991014497



terça-feira, 28 de abril de 2015

Lei da gravidade


Existem algumas construções pelo mundo que desafiam a lei da gravidade. Casas construídas de cabeça pra baixo, em balanço ou tortas, fora do convencional e com muita personalidade. 


Balancing Barn

Apartamentos WoZoCo



Conheça 4 delas no link a baixo.

domingo, 26 de abril de 2015

Engenheiro de SP cria chuveiro que dá banho 'infinito' com dez litros de água

Já pensou em tomar um banho demorado sem culpa? Isso já é possível e a tecnologia é toda brasileira. Que orgulho de ter engenheiros conscientes pensando em alternativas inteligentes de reuso sustentável para a água! Veja como o sistema funciona:




Leia a matéria completa no site da Folha.







terça-feira, 21 de abril de 2015

Salão Internacional do Móvel de Milão, de 14 de 19 de abril 2015.

Design Brasil

O Brasil é a terceira maior delegação que visita a cidade italiana no período. Além da participação de designers do Projeto Orchestra Brasil no ISaloni e nas mostras paralelas do FuoriSaloni, o Sindmóveis Bento Gonçalves conduzirá uma missão prospectiva em busca de parcerias para os profissionais que integram o projeto.



Clique AQUI e saiba mais 



sexta-feira, 17 de abril de 2015

Vamos colorir?

Livros de colorir pra gente grande.

Adorei essa novidade, gosto muito de colorir e desenhar a mão livre, pra mim abre a mente na construção de novas ideias.

Esse é a capa do livro do ilustrador Steve McDonald chamado de "Fantastic Cities", que tem ilustrações de cidades pelo mundo.




Gostou da novidade? Acesse o site http://artbysteve.squarespace.com e compre o seu! 

quinta-feira, 16 de abril de 2015

15 de Abril Dia mundial do desenhista

15 de Abril
Dia mundial do desenhista



Para todos que já desenharam em alguma fase da vida, para aqueles que trabalham com desenhos, projetos, ilustrações e aquele que admiram a arte de desenhar os meus parabéns. 
Nada mais significativo como começar um blog de Arquitetura e Design nesse dia tão especial, ainda mais um blog que trata de duas profissões tão ligadas a essa arte.